Postagens Recentes

Resenha: Fragmentados - Neal Shusterman

Título: Fragmentados
Autora: Neal Shusterman
Editora: Novo Conceito
Lançamento: setembro/2015
Nota: 5/5 estrelas
Sinopse: Em uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria.
Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos desde as mãos até o coração é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe.

O vencedor do Boston Globe-Horn Book Award, Neal Shusterman, desafia as ideias dos leitores sobre a vida: não apenas sobre onde ela começa e termina, mas sobre o que realmente significa estar vivo.


                                                        

Antes de tudo, NÃO ASSITA O BOOKTRAILER. Ele não usa uma personagem do livro e não é exatamente sobre o que acontece ali que gira o livro. É muito mais.

Depois de ler o livro eu descobri que ele faz parte de uma saga de livros e alguns contos, quase todos já foram publicados somente um ainda será lançado agora em dezembro. O primeiro livro foi lançado em 2007 e o autor levou mais ou menos cinco anos para lançar o segundo. Vamos torcer pra Novo Conceito disponibilizar logo os outros! Segue abaixo os títulos em inglês dos livros restantes e sua data de publicação.
1.5 - UnStrung (2012)
2- UnWholly (2012)
3- UnSouled (2013)
4- UnDivided (2014)
5- UnBound (2015)

Voltando a falar de Fragmentados, a capa dele é meio aterrorizante e deixa a gente com um pouco de medo do que vamos encontrar nesse livro, ainda mais com essa sinopse. Porém o que eu encontrei nesse livro me surpreendeu gratamente. O autor sabe como escrever e vai ti levar pra uma distopia que não é tão distópica assim.
O livro trata de assuntos bem polêmicos, como aborto, leis, doações de órgãos, religião, adoção e qual o caminho a humanidade vai tomar. Você pode não concordar de como são tratados os temas, mas esse livro vai fazer pensar além da história. O livro é tão bem construído que você começa a pensar que a história poderia ocorrer. E por mais sinistro que seja, existem lugares do mundo onde acontecem coisas bem parecidas com a realidade ali tratada.
Sobre os personagens, eles são maravilhosos, muito bem construídos e com profundidade. Você consegue entender suas ações, ainda mais pelo fato do autor alternar os POV, não só das personagens principais, mas também de outros que aparecem ao decorrer da historia. Ele fez questão de não deixar a gente sem entender o que está acontecendo ou a motivação das personagens.
Connor é um adolescente problemático, que na minha imaginação tem a cara do Chico Lachowski, que você vê amadurecer durante o livro. Eu gostei dele desde o ínicio, ele é volátil, porém você descobre que ele tem um coração de ouro e é muito inteligente. Risa, ela é a razão no meio da confusão, é surpreendentemente forte e esperta, não tem como não gostar dela. Ela sabe pensar no meio de todo alvoroço e não se deixa abalar por todas as patadas que recebeu e recebe da vida. Lev, um personagem que o autor construiu na antítese dos dois primeiros, o autor foi muito inteligente com essa personagem, porque conseguiu fazer um trio bem dinâmico.
O livro me fisgou do inicio ao fim, o ritmo da narrativa é acelerado, conforme as coisas vão acontecendo você vai ficando desesperado pra saber o desfecho tudo. Quanto mais perto do final, mais emocionante vai ficando. Quando cheguei ao capítulo 61 eu fiquei sem fôlego, porque apesar de qualquer coisa que eu tenha sentido antes o que eu li ali me fez sentir simplesmente arrepiada, quebrada, com vontade de chorar, abraçar, consolar alguém e tantas emoções que eu mesma me senti fragmentar. E é por isso que você anseia mais ainda o final do livro. E ao contrário de muitas outras sagas, o autor da um desfecho a esse livro, porém ele consegue deixar uma porta aberta para os outros livros.
Uma coisa que eu gostei do livro é que o romance não é a parte central do livro. Ele é um plano de fundo e foi escrito de uma forma que não ficou forçada nem irreal. Também gostei que os personagens secundários terem sido interessantes e por não terem sido simplesmente esquecidos durante a trama.
Se eu tenho algo a reclamar é a capa, hahaa eu não gostei dela e nem achei convidativa. E se eles foram fazer as outras iguais as do EUA, como aconteceu com essa, vão continuar a ser assim de estranhas. Outra coisa que seria possível reclamar é da falta de outras personagens femininas, porém nada disso me fez tirar pontos do livro.

Então gente, eu super recomendo o livro. Acredito que vai ter gente que não vai gostar ou que não vai curtir o gênero. Ainda assim acho que seria legal daria uma chance porque tudo que acontece ali não está tão distante assim da nossa realidade como pensamos. Outro fator pra recomendar que vocês leiam é que vai virar filme! O filme ainda está em pré-produção. O diretor e roteirista será Roger Avary (Terror em Silent Hill). Os atores ainda não foram escalados.

E ai quem você escalaria para os personagens se pudesse?


Besitos

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo